sábado, 28 de fevereiro de 2015

O CASTIGADOR


O CASTIGADOR (1960)

“Il Mattatore”, com argumento de Age(nore Incrocci) e (Furio) Scarpelli, Ruggero Maccari, Sandro Continenza, Sergio Pugliese e Ettore Scola, marca o encontro de Dino Risi e Vittorio Gassman, enquanto realizador e actor (ambos já se haviam cruzado em “Anna”, de Alberto Lattuada, onde Dino Risi era um dos argumentistas). Encontro que se irá prolongar por muitos anos e muitos filmes (quinze obras dirigidas por Dino Risi e protagonizadas pelo actor) e que irá render bons frutos a ambos. Algumas das películas assinadas pelos dois foram sucessos indiscutíveis de público e crítica, assinalam algumas das obras-primas de ambas as filmografias, conquistaram importantes prémios e asseguraram a glória eterna dos dois nomes.
“Il Mattatore” é Gerardo Latini (Vittorio Gassman), um pobre diabo que sonha ser actor de vaudeville, mas nunca ultrapassa a condição de rabulista sem talento, sobrevivendo de expedientes, que o levam a aceitar partilhar um golpe, que o conduzirá directamente à cadeia. Preso, é atrás das grades que aprende as artimanhas do ofício, com um tal Chinotto (o fabuloso Peppino De Filippo). Quando ambos se encontram em liberdade, a camaradagem da “escola” faz o resto e põe em execução os planos engendrados “lá dentro”. Gerardo, que no palco nunca conseguira ser convincente, na arte de burlar os mais fracos e os mais desatentos é um perito, o que permite a Vittorio Gassman construir um conjunto de figuras verdadeiramente de antologia, que vão estar na origem de vários filmes em episódios, sub género da comédia italiana em que o cinema transalpino será fértil, ao longo das décadas de 60 e 70. A acção do filme começa precisamente na actualidade (do filme) quando Gerardo Latini volta a casa e discute com a mulher Annalisa a melhor forma de oferecer um presente sem ultrapassar as possibilidades do orçamento familiar. Pouco depois do jantar, alguém bate à porta tentando vender um objecto em prata, cujo preço vai descendo de degrau em degrau até se tornar desejável. Mas aí o vendedor troca o objecto verdadeiro pela sua caixa vazia e vai embora, julgando ter praticado mais um golpe. Acontece que Gerardo conhecia esse e muitos outros golpes e descobre a careca ao traficante, que afinal reconhece como antigo camarada de cela na prisão Regina Coeli. O reencontro permite a Gerado um flash-back sobre o que o levou à cadeia, a forma como caíra como um patinho num golpe falhado em que ele ficara no terreno para arcar com as culpas e cumprir quatro anos de cativeiro, mas também de aprendizagem de maus costumes. Chinotto, o “Artista” de mãos ágeis, acabaria por se tornar seu associado.
Rodado em Milão, “O Castigador”, produzido por Mario Cecchi Gori, não será já do melhor Risi, nem sequer do melhor Gassman, que se excedem em “A Ultrapassagem”, “Novos Monstros” ou em “O Perfume de Mulher”, para só falar de alguns títulos mais sonantes. Existem cenas bem conseguidas, mas outras arrastam-se um pouco, muito embora a presença de Peppino De Filippo seja um “plus” não negligenciável. Vittorio Gassman, por seu lado, foi uma escolha óbvia, já que por essa altura interpretava o papel de “Il Mattatore” num programa de televisão que o popularizava e lhe permita uma multiplicidade de papéis que o filme de Dino Risi potencia. Curiosamente, foi um dos raros filmes de Dino Risi, desta época, a ser seleccionado para um grande festival internacional, precisamente o Festival de Berlim.

O CASTIGADOR
Título original: Il Mattatore ou L’ Homme aux cent visages ou Love and Larceny
Realização: Dino Risi (Itália, França, 1960); Argumento: Sandro Continenza, Agenore Incrocci, Ruggero Maccari, Sergio Pugliese, Furio Scarpelli, Ettore Scola; Produção: Mario Cecchi Gori; Música: Pippo Barzizza; Fotografia (p/b): Massimo Dallamano; Montagem: Eraldo Da Roma; Design de produção: Giorgio Giovannini; Decoração: Arrigo Breschi; Guarda-roupa: Marisa D'Andrea, Romolo Martino; Maquilhagem: Marcella Cecchini; Direcção de produção: Gianni Cecchin; Assistentes de Realização: Lù Leone; Som: Mario Amari, Umberto Picistrelli; Companhias de produção: CEI Incom, Maxima Film Compagnia Cinematográfica, S.G.C.; Intérpretes: Vittorio Gassman (Gerardo Latini), Dorian Gray (Elena), Anna-Maria Ferrero (Annalisa Rauseo), Mario Carotenuto (Lallo Cortina), Alberto Bonucci (Gloria Patri), Fosco Giachetti (General Benito Mesci), Luigi Pavese, Nando Bruno, Linda Sini, Piera Arico, Aldo Bufi Landi, Enrico Glori, Salvatore Cafiero, Mario Scaccia, Armando Bandini, Mario Frera, Peppino De Filippo (Chinotto), Armando Annuale, Gianni Baghino, Enzo Cerusico, Dina De Santis, Pier Ugo Gragnani, Ignazio Leone, Enzo Petito, Andrea Petricca, Mimmo Poli, Walter Santesso, Gisella Sofio, Erminio Spalla, Vincenzo Talarico, etc. Locais de rodagem: Milão, Lombardia, Itália; Duração: 95 minutos;  Classificação etária: M/ 12 anos; Distribuição em Portugal (DVD): Lusomundo Audiovisuais.


Sem comentários:

Enviar um comentário