sábado, 28 de fevereiro de 2015

O VIÚVO ALEGRE


O VIÚVO ALEGRE (1959)


“Il Vedovo”, de 1959, é uma das primeiras obras importantes de Dino Risi, que se afasta um pouco da linha da comédia rósea e se instala nos terrenos da comédia dramática de forte componente social que o irá caracterizar a partir daí. Com argumento de Fabio Carpi, Sandro Continenza, Dino Risi, Rodolfo Sonego e Dino Verde, partindo de um caso da actualidade (o chamado “caso Fenaroli”, um milionário milanês que fez assassinar a mulher através de um gang assalariado), “O Viúvo Alegre” tem como protagonista um industrial pouco hábil nos negócios, Alberto Nardi (Alberto Sordi), casado com uma milionária, Elvira Almiraghi (Franca Valeri), mulher fria e ríspida, que nutre por ele um evidente desprezo e o trata publicamente nunca acima de “cretino”. Alberto fracassa sucessivos negócios, que a mulher desistiu já de suportar economicamente, pelo que os tempos estão conturbados e os elevadores construídos na firma de Nardi não avançam senão aos repelões. Nardi, uma fulgurante interpretação de Alberto Sordi, a preparar-se já para a sua genial composição em “Uma Vida Difícil”, sente-se humilhado, mas vai procurando disfarçar o trauma, até que um dia a mulher é dada como uma das vítimas de um acidente de comboio. Toda a vida de Alberto se modifica, assumindo o papel de herdeiro de vultuosas quantias e sendo por isso reverenciado por quem horas antes o ignorava ou desprezava. O velório de um cadáver que ainda não foi encontrado transforma-se na vingança secreta de uma vítima que enfim assume a sua liberdade económica e social. Mas o corpo da mulher, que se julga já cadáver, não aparece na morgue como seria o desejo de Alberto Nardi, mas bem vivo (e impositivo como sempre), no seu próprio velório. O industrial fica prostrado, mas começa a engendrar uma nova forma de se livrar da inoportuna “ressuscitada”. Mas nem tudo corre como o previsto, sobretudo a um gestor que se distingue precisamente pelo falhanço dos seus empreendimentos.


O filme adquire uma ambiência pesada e soturna, de acordo com o tema, mas a sátira impõe-se e o clima é sustentado a um nível muito bom, quer através da fotografia num denso preto e branco com a assinatura de Luciano Trasatti, quer através das interpretações que potencia o tom pecaminoso e patológico da intriga. Dino Risi, não abdicando de uma escrita serena, elegante, discreta, funcional, vai criando um estilo muito pessoal, que se concretizará de forma brilhante nas obras que se aproximam e que marcam o seu melhor período de criador e de moralista da sociedade italiana do pós-guerra. Um moralista de costumes, que nunca aceita a beatice hipócrita, mas procura sobretudo criticar, pelo riso, as monstruosidades e as injustiças que uma sociedade cega pela ambição económica e o facilitismo na promoção social promove desavergonhadamente.

O VIÚVO ALEGRE
Título original: Il Vedovo 
Realização: Dino Risi (Itália, 1959); Argumento: Fabio Carpi, Sandro Continenza, Dino Risi, Rodolfo Sonego, Dino Verde; Produção: Edgardo Cortese, Cino Del Duca, Elio Scardamaglia; Música: Armando Trovajoli; Fotografia (p/b): Luciano Trasatti; Design de produção: Piero Filippone; Decoração: Riccardo Domenici; Guarda-roupa: Gaia Romanini; Maquilhagem: Cinzia Bonanni; Telemaco Tilli; Direcção de produção: Piero Lazzari; Assistente de Realização: Lù Leone; Som: Giuseppe Serafini; Companhias de produção: Cino del Duca, Paneuropa; Intérpretes: Alberto Sordi (Alberto Nardi), Franca Valeri (Elvira Almiraghi), Livio Lorenzon (Stucchi), Nando Bruno (tio de Alberto), Ruggero Marchi (Carlo Fenoglio), Gastone Bettanini, Mario Passante, Enzo Petito, Nanda Primavera, Rosita Pisano, Alberto Rabagliati, Mario Cianfanelli, Carlo Di Maggio, Ignazio Dolce, Consalvo Flirt, Angela Luce, Ignazio Leone, Eugenio Maggi, Paola Patrizi, Gigi Reder, Luigi Riccardi, Artemide Scandariato, Leonora Ruffo, Andrea De Pino, Enzo Furlai, Sylva Koscina, Luigi Leoni, Antonio Pignatelli, etc. Duração: 87 minutos; Classificaçãoetária: M/ 12 anos; Distribuição em Portugal: inexistente; DVD: SNC Les Maitres Italiens (Original italiano, com legendas em francês). 

Sem comentários:

Enviar um comentário